sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Deus usa os Animais

A Bíblia nos conta a história de um Profeta de Deus chamado Eliseu. Esse Profeta acabara de suceder o Profeta Elias, o qual havia subido ao Céu, em um redemoinho, sem passar pela morte, conforme relatado em II Reis 2.11: “Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e ELIAS subiu ao céu num REDEMOINHO.”
O Profeta Eliseu estava incumbido de uma grande responsabilidade como substituto do Profeta Elias, e daquele momento em diante ele era o responsável por transmitir a Mensagem de Deus ao povo. Para que a Mensagem do Profeta tivesse aceitação plena, era necessário que o mesmo tivesse CREDIBILIDADE.
Segundo os relatos bíblicos descritos em II Reis 2.23 e 24, alguns jovens começaram a zombar do Profeta, tentando diminuir a sua CREDIBILIDADE diante do povo: “Então subiu dali a Betel; e, indo ele pelo caminho, UNS RAPAZINHOS saíram da cidade, e ZOMBAVAM dele, e diziam-lhe: SOBE CALVO; SOBE CALVO! Virando-se ele para trás, viu-os e os amaldiçoou, em nome do Senhor; então DUAS URSAS saíram do bosque, e DESPEDAÇARAM quarenta e dois daqueles meninos.”
Aquele bando de jovens, abusando do Profeta Eliseu, estavam dizendo que ele deveria subir ao Céu da mesma maneira como subiu o Profeta Elias. Mas, Deus repreendeu aqueles jovens abusados, usando para isso, apenas DUAS URSAS, que saíram do bosque. Na Carta aos Gálatas 6.7 está escrito: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.”
No Livro de II Crônicas 36.16, há mais um relato trágico por causa da ZOMBARIA, do povo de Judá e seus sacerdotes, contra os MENSAGEIROS de Deus, a qual resultou no Cativeiro Babilônico de 70 anos: “Eles, porém, ZOMBAVAM dos MENSAGEIROS, desprezavam as Palavras de Deus e Mofavam dos seus Profetas até que subiu a ira do Senhor contra o seu povo, e não houve remédio algum.”

Um comentário:

  1. Olá Ciro
    Sua inferência é a mesma da maioria das pessoas, até a Bíblia de Estudo de Genebra apresenta a mesma explicação.

    "Aquele bando de jovens, abusando do Profeta Eliseu, estavam dizendo que ele deveria subir ao Céu da mesma maneira como subiu o Profeta Elias."

    O texto não afirma isso, apenas fazem a conexão do eventos de Elias SUBIR ao céu... e a Bíblia de Estudos de Genebra diz que o verbo usado pelos meninos é o mesmo que foi usado para descrever a SUBIDA de Elias ao céu.

    Não acredito que seja isso. Não existe referência direta no texto, o texto não diz coisa do tipo: "porque Elias SUBIU ao céu, os meninos zombavam..." Portanto, essa explicação é uma eisegese, e não uma exegese.

    Qual seria o motivo da zombaria então?
    A topografia da região! Preste atenção no texto: "Subiu dali para Betel..." Onde Eliseu estava? Em Jericó, que ficava no vale do jordão, 250 metros abaixo do nível do mar. E Betel fica a 880 metros acima do nível do mar. Imagine fazer uma caminhada de uns 20km de uma cidade para a outra com uma subida de mais de 1km de desnível.

    O próprio texto já explicaria o motivo da zombaria sem precisar conhecer a topografia do local, pois diz: Subiu dali... O que também deixa a Nota da Bíblia de Estudo de Genebra a desejar, porque o verbo SUBIR de Elias, o verbo "subiu dali" e "sobe calvo" são os mesmos. Se o verbo do caso de Elias justifica a "subida" sobrenatural de Eliseu na zombaria, então "subir dali para Betel" tinha mesmo que ser sobrenatural.

    Se quiser ler um pouco mais sobre o assunto e dar uma olhada no mapa topográfico para comparar e visualizar melhor esta questão, acesse: clique aqui

    Paz em Cristo
    André R Fonseca

    ResponderExcluir